9 de Maio de 2020

Entrevista com Desa. Maria de Fátima Silva Carvalho

Confira a homenagem de dias das mães prestada pela Anamages.

A Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho assumiu o cargo de Juíza de Direito do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) há 32 anos. É especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá e especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Escola de Magistrados da Bahia e pela Universidade Federal da Bahia. Ingressou no Tribunal de Justiça, no cargo de desembargadora, após 27 anos de trabalho, por antiguidade.Antes disso, em 1988, foi a primeira Juíza da Comarca de Capim Grosso, Substituta de Jacobina e Morro do Chapéu. Em 1989, Juíza de Poções (BA), Substituta de Iguaí, Nova Canaã. Em 1990, Juíza de Rio Real, Substituta de Itapicuru, Olindina, Conde, Entre Rios, Inhambupe e Esplanada. Em 1991, comarca de Senhor do Bonfim, Substituta de Jaguarari e Campo Formoso. Foi Juíza Eleitoral em algumas dessas cidades e também nas comarcas de Itiúba, Euclides da Cunha, Canudos, Quingingue, Monte Santo e Salvador. 

Anamages: Comente, de forma breve, como foi o início de sua carreira e como priorizou a formação de seus filhos. 

Desa. Maria de Fátima: Depois de trabalhar em farmácia, em uma fábrica de confecções e como professora primária, ingressei no Tribunal de Justiça no ano de 1980, no cargo de Oficial de Justiça. Em 1986, no mesmo tribunal, assumi o cargo de Subescrivã. Em abril de 1988, tomei posse no cargo de Promotora de Justiça da Comarca de Piatã/Ba. Ainda no ano de 1988, deixei o cargo no Ministério Público para assumir o de Juíza de Direito da comarca de Capim Grosso/Ba. A prioridade na criação dos filhos foi educação e amor ao próximo, compromisso com o dever, e prática do bem. 

Anamages: Algum filho seguiu a mesma carreira, ou está na área de Direito? 

Desa. Maria de Fátima: Casei-me com 17 anos. Divorciada, tenho três filhos: Gevaldo, com 48 anos, advogado; Scheila Simone, com 46, assistente social e professora; e Aline, com 41, bacharel em Direito e funcionária pública estadual; todos com pós-graduação. Tenho três netos: Thiago, formado em Nutrição, tem 27 anos; Pedro, estudante de Física na Unicamp, tem 22; e Diogo, no curso fundamental, está com 13 anos.

Anamages: Quais os maiores ensinamentos que recebeu de sua mãe e que conseguiu transmitir para os seus filhos?

Desa. Maria de Fátima: De minha mãe, trago os ensinamentos de fé, temor a Deus, a paz, o trabalho e a fraternidade.

Anamages: Deixe uma mensagem para as mães, também magistradas, espalhadas pelo Brasil:

Desa. Maria de Fátima: Neste mês de Maria e das mães, deixo uma mensagem de parabéns a todas as mulheres magistradas, mães, filhas, netas, irmãs, esposas, que em suas múltiplas funções enfrentam as lutas diárias com trabalho, competência, equilíbrio e coragem.
Lembrando que “a felicidade não está no início nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia.”(Guimarães Rosa)

Homenagem dos filhos:

Lembrando que “o real não está no início nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia.” (Guimarães Rosa)

“Ensinarás a voar …
Mas não voarão o teu voo.
Ensinarás a sonhar …
Mas não sonharão o teu sonho.
Ensinarás a viver…
Mas não viverão a tua vida.
Ensinarás a cantar …
Mas não cantarão a tua canção.
Ensinarás a pensar…
Mas não pensarão como tu.
Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem…
Estará a semente do caminho ensinado e aprendido!”

(Madre Teresa de Calcutá)

“E assim pensa nossa mãe… Um ser iluminado que cumpre brilhantemente sua missão de ser mãe. Ela é luz, clareando sempre nossos pensamentos; é fogo, aquecendo nossos corações nos momentos difíceis; é ventania, espalhando nos nossos caminhos sementes do bem e do amor ao próximo; e terra, firmando em nossas raízes os conceitos ensinados, para que sejamos seres humanos justos, íntegros, agradecidos a Deus, amáveis e felizes. Seu nome é amor, sobrenome é alegria. Sorte a nossa ter uma mãe assim! Te amamos, mãezona!!! Obrigado por tudo, sempre!”

De seus filhos, Gevaldo, Scheila Simone e Aline.