10 de Maio de 2020

Entrevista com a Dra. Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia

Confira a homenagem de dias das mães prestada pela Anamages.

A Dra. Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia completa, em 2020, 17 anos como Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA). Atualmente, é Diretora do Fórum de Imperatriz, que é comarca de entrância final, titular da 1ª Vara de Família, Juíza Eleitoral e Coordenadora do Cejusc. Foi titular em Estreito, Buriticupu e Senador La Rocque. Atuou na Turma Recursal em 2011 e 2012, e cursa mestrado em Ciências Jurídicas na UAL, em Lisboa. 

Anamages: Como tem sido a tarefa de desempenhar tantas funções judicantes, de casa, com filhos em idades que ainda exigem cuidados e certo controle da mãe devido ao uso de aparelhos ligados à internet? 

Dra. Ana Beatriz: Amo ser magistrada, nunca tive vontade ou me vi desempenhando outra profissão. Realmente o ritmo é intenso, mas no final do dia tudo dá certo, pois amo ser mãe, dona de casa, ser filha, trabalhar, malhar, estudar. Eu me preocupo muito com os dias atuais, com o excesso de jogos, mas converso muito com meus filhos e investimos muito no lazer rural, uma forma simples de resgatar nossos valores e ficarmos mais juntos. Na realidade, meus filhos são maravilhosos, muito parceiros e compreensivos

Anamages: Se fossemos formatar uma definição da Sra., poderíamos descrevê-la como uma Gabrielle Chanel de 2020, uma mulher moderna, que consegue ser eficiente, intelectual, mãe zelosa, companheira, e ainda consegue cuidar do corpo e da mente. Tudo de forma impecável. Como equilibrar tantos pratos sem deixá-los cair? 

Dra. Ana Beatriz: O grande combustível para minha vida é alimentar a alma, buscar a Deus diariamente e permitir que ele tome conta da minha vida. É essencial em primeiro lugar ter tempo para Deus, o Senhor de nossas vidas.
Anamages: O que os seus filhos têm em comum com a Sra? 

Dra. Ana Beatriz: São alegres, gostam de dar gargalhadas, são brincalhões, gostam de aventuras, prezam sempre pela verdade.

Anamages: Quais as lições mais importantes que os seus filhos aprenderam com a Sra.? 

Dra. Ana Beatriz: Serem gratos a Deus, serem honestos, que é dever de todo cidadão e cidadã, serem amigos fiéis. 

Anamages: Quais as características de seus filhos que a fizeram se emocionar? 

Dra. Ana Beatriz: Terem amor ao próximo, se preocuparem com as pessoas, em especial os menos favorecidos, respeitarem as pessoas, independente de quem forem. São especulares, agradeço todos os dias a presença deles na minha vida. 

Anamages: Como é ser mãe/magistrada em 2020? 

Dra. Ana Beatriz: Momento difícil, realmente uma crise avassaladora em que queremos proteger os nossos, mas também uma oportunidade de reflexão, superação, tivemos oportunidade de nos reinventar tanto nos trabalhos forenses, mas também no lazer em família. 

Anamages: Que conselhos transmitidos aos seus filhos a Sra. acredita que serão seguidos? 

Dra. Ana Beatriz: Amar sempre as pessoas e nunca perder a capacidade de acreditar no próximo, e sermos sempre gratos a Deus.

Homenagem dos filhos:

Ives Lancellot de Carvalho Maia, 14 anos, estudante. “O que mais amo na minha mãe é que ela é a razão do meu viver, porque sem ela eu nem teria nascido.” 

Enzo Galahad de Carvalho Maia, 10 anos, estudante. “Minha mãe é maravilhosa, ajuda muito as pessoas, e trabalho no Fórum.”