18 de dezembro de 2022

Luto: ANAMAGES perde um de seus fundadores, Desembargador José Osvaldo Corrêa Furtado Mendonça

O Desembargador José Osvaldo Corrêa Furtado Mendonça, do TJMG, um dos fundadores da ANAMAGES, faleceu neste domingo, em Belo Horizonte

Os membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Fiscal e Deliberativo da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES) manifestam profundo pesar pelo falecimento do Desembargador José Osvaldo Corrêa Furtado Mendonça, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), que faleceu na tarde deste domingo, dia 18, em Belo Horizonte. O Desembargador José Osvaldo foi um dos fundadores da ANAMAGES e participou ativamente da criação da entidade, há 21 anos.

O velório do Desembargador José Osvaldo Corrêa Furtado Mendonça será realizado a partir das 9h desta segunda-feira, dia 19 de dezembro, no Edifício-Sede do TJMG – Avenida Afonso Pena, 4001, bairro Serra, em Belo Horizonte (MG).

O Desembargador José Osvaldo Corrêa Furtado Mendonça nasceu em 23 de fevereiro de 1963, em Belo Horizonte, filho do Dr. Enéas Guimarães Mendonça e de Dona Josephina Corrêa Mendonça. Deixa a esposa Gina Carvalho e as filhas Alice Carvalho Furtado de Mendonça e Renata Furtado.

Magistrado do TJMG há três décadas, o Desembargador José Osvaldo Corrêa Furtado Mendonça exerceu a judicatura na Comarca de Carmo do Cajurú (1993), na Comarca de Raul Soares (1995), na Comarca de Passos (1996). Estava na Capital mineira desde 1998, tendo ocupado a titularidade da 1ª Vara de Tóxicos da Comarca de Belo Horizonte (2002), foi Juiz Presidente da 6ª Turma Recursal Cível do Juizado Especial Comarca BH (2003) e ocupou o cargo de Juiz Corregedor do TJMG (2006). Assumiu a vaga de Desembargador do TJMG em 27 de maio de 2010.

Personalidade intelectual reconhecida também na carreira acadêmica, o Desembargador José Osvaldo era Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1987, e Mestre em Direito Empresarial com ênfase em Direito Penal pela Faculdade de Direito Milton Campos, em 2007. Foi professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG; professor da Faculdade de Direito de Itaúna, FADIR; professor da Universidade FUMEC; professor no Curso de Formação Inicial de Juiz de Direito Substituto da Escola Judicial Edésio Fernandes – 2005. Participou de diversos cursos, palestras e seminários.

Recebeu importantes distinções: Cidadão Honorário da Comarca de Carmo do Cajuru, Câmara Municipal da Cidade de Carmo do Cajurú – 1995; Medalha de Honra ao Mérito, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais/Passos – 1996; Cidadão Honorário de Raul Soares, Câmara Municipal da Cidade de Raul Soares – 1997; Medalha Desembargador Hélio Costa, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – 2000; Medalha de Amigo do Grupo de Ações Táticas e Especiais, Polícia Militar de Minas Gerais – 2004; Medalha Alferes Tiradentes, Polícia Militar de Minas Gerais – 2009; Medalha do Mérito – Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena – 2010; Colar do Mérito Judiciário – 2010; Cidadão Honorário da Comarca de Passos; Medalha de Mérito da Policia Civil Delegado Luiz Soares de Souza Rocha.

“A ANAMAGES perde hoje um dos seus fundadores, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais perde um de seus maiores nomes, seus familiares perdem uma importante referência e eu perco um Colega da Faculdade de Direito da UFMG, um Colega do corpo de funcionários do TJMG, um Colega do mesmo Concurso e, fundamentalmente, um Amigo do peito, de fé, de 40 anos”, lamenta o Presidente da ANAMAGES, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Magid Nauef Láuar.

“O Desembargador José Osvaldo Corrêa Furtado Mendonça possuía uma genuína vocação à judicatura e o seu falecimento prematuro deixará uma lacuna sem precedentes na Justiça Mineira”, disse o Presidente da ANAMAGES.